sábado, 20 de junho de 2009

Solstício de Verão

Sou um Guardador de Rebanhos

Sou um guardador de rebanhos.
O rebanho é os meus pensamentos
E os meus pensamentos são todos sensações.
Penso com os olhos e com os ouvidos
E com as mãos e os pés
E com o nariz e a boca.

Pensar uma flor é vê-la e cheirá-la
E comer um fruto é saber-lhe o sentido.

Por isso quando num dia de calor
Me sinto triste de gozá-lo tanto.
E me deito ao comprido na erva,
E fecho os olhos quentes,

Sinto todo o meu corpo deitado na realidade,
Sei a verdade e sou feliz.




Alberto Caeiro



1 comentário:

  1. Três considerações:

    1. O poema é muito bom.
    "Sinto todo o meu corpo deitado na realidade,
    Sei a verdade e sou feliz."
    A meu ver estas duas linhas não só transmitem uma bela mensagem como a transmitem de uma forma poeticamente perfeita: é como uma cadência suspensa numa rima que, por um lado, não existe no fim, mas que existiu antes, inadvertidamente.

    2.O vídeo é admirável, principalmente pela mensagem de incentivo ao consumo de tabaco numa mensagem subliminar incrível. Por outro lado, há uma mensagem claramente não subliminar, que é: as três mulheres fumam e têm esta alegria de viver e este protagonismo todo, o senhor todo vestido de branco, que no início parece ser a personagem principal, mas que salta para figurante com uma facilidade impressionante - transformando-se o galã em personagem ridícula que apenas dança de maneira parva - é só isso mesmo, o senhor de branco que dança pateticamente lá ao fundo. As que pareciam ser cantoras de fundo, tomam as luzes e o palco p'ra si. Claramente não é preciso ser entendido pr'a perceber: Se não fumares, acabas como ele, uma figura rídicula em todo o seu esplendor.

    3. Como o prometido é de vidro. Tenho o meu blog actualizado; tenho de o publicitar uma vez que se seguirão várias publicações e alterações que estou a planear e o post mais recente tem um tempo de semi-vida bastante curto. É aproveitar enquanto está fresco, leia-se, radioactivo.

    ResponderEliminar