sábado, 6 de junho de 2009

As Europeias

Hoje foi dia de reflexão, não foi dia santo nem foi dia de alegria, foi dia de reflexão. E eu podia te-lo passado a jogar micado com esparguete que a diferença não seria muita.
É a primeira vez que voto e na primeira um gajo esforça-se sempre mais. Estive portanto bem atento a toda a campanha, cheguei a ouvir tempos de antena! e mantive-me ao corrente de toda a actividade política nacional. Bem podia ter ficado a txupar txiclas como se diz na minha terra. Mas de todo este meu esforço cheguei a algumas conclusões.

A política é talvez, a par com a religião, o mais arcaico sistema humano. Faz-se hoje política como há 1000 anos. Os regimes e toda a conjuntura são obviamente diferentes mas o modo de actuação do político é o mesmo. Em toda uma campanha não ouvi mais do que cinco ou seis medidas a que pudesse chamar concretas. Acabar com a crise, igualdade, crescimento, justiça, oportinidade, alguém chama a isto propostas?? Eu mudava o mundo assim com seis anos .

Demorei duas horas a procurar na net, pelos sites dos vários partidos e movimentos, os programas eleitorais para estas eleições. Nem todos os têm. A maioria é tão inexpecífica e perde-se tanto em retórica que uma aula desgravada de embriologia se torna apetecível. A política hoje é pouco clara, pouco científica eu diria, falta-lhe objectividade. Não há método, não há.

Bem estou-me a tornar chato e hoje está a chover.

É dificil que as campanhas sejam sobre medidas, e se são umas europeias que essas medidas sejam sobre a Europa? Poderiam os partidos distribuir panfletos com medidas a sério em vez de porém gabinetes a escrever retórica rasca?

Ao menos contratem os directores de markting do McDonalds!

PS: sou europeísta, euro-federalista, crente num european dream.

Sem comentários:

Enviar um comentário