sábado, 13 de junho de 2009

Shame on me

Hoje tive vergonha de mim. Não foi aquela história de sair à rua e ver que o cabelo está todo despenteado, aliás coisa impossivel desde a última ida ao barbeiro, foi um repúdio mais profundo e intenso.

Estava a ler umas notícias no Público, hoje calhou ser isto, quando vi um anúncio a um blog sobre a vida de estudantes do secundário durante a preparação para os exames nacionais. Fui ver.
Mas bem o que era aquilo? Haveria há volta de uns seis posts e em cada um deles não faltava a alusão à dificuldade da empreitada a que se propunham e todas as dificuldades que encontravam na matemática, economia, biologia, fisíco-química e português. Soou-me tão mal, tao à tia de cascais, tão à menina mimada que tem média de 20 e ainda assim gosta sempre de dizer aos outros "ai sabe não sei se vou passar nos exames, estou tão ralada". Para mim as tias dizem sempre "ralada". Ainda havia aquela, ai cóitada, que ia para o Alentejo e que já não ia estudar nada.
Mas isso é como o outro, para que é que um arrogante aluno da faculdade, e logo de medicina!, quer saber da ralé juvenil? So com mini-saias e no La Movida. O verdadeiro problema é que todo aquele muro de lamentações, que senti tão triviais e fúteis, me lembraram o meu próprio relambório de queixas e tristezas que alguns hão-de conhecer melhor que outros. Às vezes perdemos a noção das coisas, não fazemos aquela relativização do sistema que deviamos e ficamos subjugados à mais ridícula das dificuldades. Mas que raio, se não se passar, se se chumbar, se se falhar, não nos vão dar chibatadas como noutros lados tão communmente se faz! Às vezes até eu me esqueço disso.
"Que nojo de mim me fica. Ao olhar para o que faço!"
Existem aqueles dias em que todos, por um motivo ou por outro, damos conta que não somos um menino de África com fome (todos se sabem que não se deita comida fora por causa deles) nem um desgraçado da Coreia do Norte, nem sequer um agricultor com vinte filhos a trabalhar de sol a sol. Hoje é um destes dias. Hoje, amanhã não posso prometer, não me vou queixar de mais nada. Vou estudar sem resmungar por que eu é quero passar,vou lavar a louça, vou ser simpático com as pessoas, dar uma esmola se for à rua e escrever 500 vezes:
Eu não vou ser um palhaço dos morangos.
Eu não vou ser um palhaço dos morangos.
Eu não vou ser um palhaço dos morangos.
Eu não vou ser um palhaço dos morangos.
Eu não vou ser um palhaço dos morangos.
...

6 comentários:

  1. escrevo também, se permites, mil uma vezes "eu nao vou ser um gajo dos morangos" (gaja neste caso)

    ResponderEliminar
  2. Entao acompanho-te nas mil e uma. Conheço-te b.a.?

    ResponderEliminar
  3. Eu não sou um palhaço dos morangos. Uma chega.

    ResponderEliminar
  4. eu não vou ser uma bimba dos morangos [não tenho altura :P ]

    ResponderEliminar
  5. "de saia, sapatilhas e gorro, só podias ser tu bárbara" acho que foi isto que disseste (espero não me ter enganado no Miguel).

    ResponderEliminar
  6. Uma haverá de chegar ontem é que fiquei com dúvidas xD. Ah Bárbara! acertaste na frase e no Miguel :)

    ResponderEliminar